É interessante pensar em instrumentos avaliativos
que ajudem a fazer inferências sobre o processo de desenvolvimento dos alunos,
em vez de optar por métodos que focam resultados isolados. Por isso:
I. Adotamos pastas individuais em que guardamos todas as atividades do semestre, pode ser mais produtivo do que aplicar um único teste ao término do período. Além de facilitar a identificação das habilidades adquiridas e do percurso de criação do aluno, as pastas também propiciam uma definição clara das principais dificuldades encontradas no processo.
II.Para aulas teóricas, a avaliação é feita com provas que exigem respostas dissertativas, habilidades de pensamento, como analisar e sintetizar. E também baseia na observação atenta do professor durante as aulas práticas. Enfim, é importante buscar coerência entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.
I. Adotamos pastas individuais em que guardamos todas as atividades do semestre, pode ser mais produtivo do que aplicar um único teste ao término do período. Além de facilitar a identificação das habilidades adquiridas e do percurso de criação do aluno, as pastas também propiciam uma definição clara das principais dificuldades encontradas no processo.
II.Para aulas teóricas, a avaliação é feita com provas que exigem respostas dissertativas, habilidades de pensamento, como analisar e sintetizar. E também baseia na observação atenta do professor durante as aulas práticas. Enfim, é importante buscar coerência entre a forma de ensinar e a forma de mensurar o aprendizado.
Para conhecer o aluno real, se faz necessária uma
avaliação diagnóstica, ou prognóstica, que dirá quem são esses indivíduos, qual
é sua perspectiva histórica.
O professor vê como o que ensinou contribuiu para
modificar o aluno, não para dar nota, mas para verificar se atingiu os
objetivos pretendidos — esta é a avaliação reguladora. Para saber, se o aluno
não aprendeu os conceitos, os procedimentos e as atitudes que constam no
planejamento, para que ele se auto-avalie e se auto-regule.
A avaliação somativa avalia a qualidade do objetivo
avaliado em um período pedagógico previsto. As avaliações diagnóstica,
reguladora e somativa compõem uma perspectiva de avaliação formadora, que busca
acompanhar o processo de ensino.
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