Desenvolvendo autonomia e Independência através da música



            Cada criança tem sua forma particular de organizar e estruturar o conhecimento de forma individual e única, alcançando níveis de conhecimentos e desenvolvimento em ritmo e tempo próprios.
Observamos, entretanto que a ação do sujeito ao desenvolver suas capacidades encontra limitações, dificultando o aprendizado ficando a parte cognitiva muitas vezes prejudicada, não apenas pela limitação da deficiência em si, mas principalmente, pela qualidade de troca com o meio de sua convivência.
O presente projeto visa desenvolver a musicalidade  do aluno bem como a cultura musical  através do aprendizado da leitura e escrita musical, utilizando instrumentos de sua escolha nas aulas práticas , jogos adequados  para os menores facilitando a construção do conhecimento como um todo.

Objetivo geral:

Utilizar a música como elemento facilitador no processo de aprendizagem em busca de um crescimento social e musical do indivíduo.

Objetivos Específicos:

  1. Perceber e expressar sensações causadas pela música.
  2. Descobrir as partes do corpo através da música.
  3. Estimular a criatividade do mapa mental.
  4. Estimular movimentos corporais simples com contato físico para imitação dos movimentos.
  5. Aprender um instrumento movido pelo próprio desejo.
  6. Sistematizar conhecimentos teórico-musicais.
  7. Proporcionar ao aluno vivências estético-musicais diversas.
  8. Desenvolver a percepção musical.
  9. Desenvolver a leitura e escrita musical.
  10. Ampliar a cultura histórico-musical do aluno.
  11. Aperfeiçoar a técnica do instrumento;
  12. Desenvolver a prática vocal do aluno.
Espaço Físico:

ü  Sala para atendimento individual piano bateria e/ou atendimento de pequenos grupos violão, violino e flauta, de grandes grupos musicalização, teoria e conto.
ü  Uma sala grande para atendimento aos responsáveis.

Recursos Materiais:

ü    Som com amplificador;
ü     Piano
ü    Teclado
ü     Violões de diferentes tamanhos
ü    Violinos de diferentes tamanhos
ü     Bandinha completa (afoxés, pratos, guizos e castanholas; Clavas, triângulos, reco-recos, caxixis, chocalhos, agogôs, cocos, guizo,  paus de chuva, maracás)
ü     Pandeiros, atabaques, tambores, tamborins, bateria completa;
ü    Pios de pássaros, flautas doces;

Nenhum comentário:

Postar um comentário