Cada
criança tem sua forma particular de organizar e estruturar o conhecimento de
forma individual e única, alcançando níveis de conhecimentos e desenvolvimento
em ritmo e tempo próprios.
Observamos, entretanto que a ação do sujeito ao
desenvolver suas capacidades encontra limitações, dificultando o aprendizado
ficando a parte cognitiva muitas vezes prejudicada, não apenas pela limitação
da deficiência em si, mas principalmente, pela qualidade de troca com o meio de
sua convivência.
O presente projeto visa desenvolver a
musicalidade do aluno bem como a cultura
musical através do aprendizado da
leitura e escrita musical, utilizando instrumentos de sua escolha nas aulas
práticas , jogos adequados para os
menores facilitando a construção do conhecimento como um todo.
Objetivo geral:
Utilizar a música como elemento facilitador no processo
de aprendizagem em busca de um crescimento social e musical do indivíduo.
Objetivos Específicos:
- Perceber e expressar sensações causadas pela
música.
- Descobrir as partes do corpo através da música.
- Estimular a criatividade do mapa mental.
- Estimular movimentos corporais simples com
contato físico para imitação dos movimentos.
- Aprender um instrumento movido pelo próprio
desejo.
- Sistematizar conhecimentos teórico-musicais.
- Proporcionar ao aluno vivências
estético-musicais diversas.
- Desenvolver a percepção musical.
- Desenvolver a leitura e escrita musical.
- Ampliar a cultura histórico-musical do aluno.
- Aperfeiçoar a técnica do instrumento;
- Desenvolver a prática vocal do aluno.
Espaço Físico:
ü Sala para atendimento individual piano bateria e/ou
atendimento de pequenos grupos violão, violino e flauta, de grandes grupos
musicalização, teoria e conto.
ü Uma sala grande para atendimento aos responsáveis.
Recursos Materiais:
ü
Som com
amplificador;
ü
Piano
ü
Teclado
ü
Violões de diferentes tamanhos
ü
Violinos de
diferentes tamanhos
ü
Bandinha completa (afoxés, pratos, guizos e
castanholas; Clavas, triângulos, reco-recos, caxixis, chocalhos, agogôs,
cocos, guizo, paus de chuva, maracás)
ü
Pandeiros, atabaques, tambores, tamborins, bateria
completa;
ü
Pios de
pássaros, flautas doces;
Nenhum comentário:
Postar um comentário